INGLÊS

BLOG DO PAULO BARROS

Paulo Barros

Paulo Barros

Lição #2 de 3

Os 4 pilares "milagrosos" do aprendizado de Inglês

Se você não leu a lição #1 CLIQUE AQUI

Caro leitor,

Na primeira lição que te enviei, te contei um pouco sobre uma história que aconteceu comigo e impressionou meus amigos ao me verem falando inglês.

Eu também te contei como eu descobri o método que me fez aprender tão rapidamente.

Imagino, querido leitor, que você deva estar se perguntando agora como esse método realmente funciona e como você pode usar ele pra aprender também?

Por isso, a partir de agora vou começar a compartilhar com você os 4 segredos que fazem parte deste método que me fizeram destravar meu inglês.

Eu também quero te lembrar que todo esse aprendizado aconteceu quando eu já era adulto. E eu não tinha nenhuma experiência com inglês antes.

Graças a esses segredos eu pude impressionar os meus amigos naquela noite. Mas aquele foi o menor dos resultados que o inglês trouxe pra minha vida.

Logo depois daquilo eu consegui usar o que tinha aprendido pra passar em uma entrevista 100% em inglês em uma multinacional.

Passado alguns meses eu consegui uma oportunidade de realizar o sonho de viver e trabalhar nos EUA.

E o mais incrível é que, só depois que eu aprendi inglês é que eu comecei a enxergar a quantidade de oportunidades que eu perdia quase que diariamente por não saber.

Por isso, aqui estão os 4 segredos fundamentais deste método que você deve gravar e levar com você pra sempre.

Anote tudo com muita atenção!

Segredo 1
Linguagem de Alta Frequência

A primeira coisa que você precisa aprender é o conceito de “Linguagem de Alta Frequência“.

Como o próprio nome já diz, essa é a linguagem que mais se repete nas conversações do dia a dia. Pense nela como se fosse um “resumo do inglês.”

Sabe quando as pessoas fazem resumos de livros pra estudar e aprender mais rápido? Então, é exatamente isso que representa a Linguagem de Alta Frequência.

Quando você aprende através desta linguagem, você deixa de lado tudo aquilo que nunca vai usar e estuda só o que realmente é necessário para conversar em inglês na vida real.

Pense no seguinte: Hoje o dicionário em inglês tem por volta de 170 mil palavras. Imagina tentar aprender tudo isso em inglês? Seria loucura né?

Mas você sabia que 80% de toda a conversação que acontece no dia a dia gira em torno de apenas 3 mil palavras?

Sim! Olha a diferença de 170 mil para apenas 3 mil.

Mas é claro que não adianta sair correndo e tentar decorar uma lista de “palavras mais comuns” em inglês. Não funciona assim.

Você precisa aprender as combinações mais comuns entre estas palavras. São estas combinações que vão fazer com que você consiga conversar em inglês de verdade. Igual as pessoas conversam na rua.

Ou seja, se você aprender a linguagem de alta frequência você pode dar adeus aos longos anos dentro das escolas tentando aprender gramática e fazendo exercícios longos e chatos.

Mas se isso é tão simples assim, porque as escolas de inglês não usam essa linguagem para ensinar?

A resposta é simples: Se você estudar com a linguagem de alta frequência, você vai evoluir muito mais rápido.

Se você evolui rápido, as escolas de idiomas ganham menos dinheiro porque você paga menos mensalidades. Entendeu?

Mas a partir de hoje você nunca mais vai ficar refém de nenhuma escola.

Com o que eu estou te ensinando você terá liberdade para escolher a velocidade que quer aprender.

Então eu vou continuar te mostrando esse caminho com o nosso próximo segredo.

Segredo 2 – Aprendizagem ativa

Agora que você já sabe que existe a linguagem de alta frequência e como ela pode acelerar o seu aprendizado, é hora de você conhecer o que se chama de Aprendizagem Ativa.

A primeira coisa que a maioria das pessoas faz quando tenta aprender inglês é se jogar na internet para assistir vídeos no YouTube e dicas de no Instagram.

Você já fez alguma destas coisas?

Se sim, não se preocupe. Realmente com a abundância de conteúdo que existe por aí, assistir aulas no Youtube e dicas no Instagram parece o caminho mais óbvio e mais fácil, é ou não é?

O problema é que muita gente confunde “estudar inglês” com “consumir conteúdo“.

Estudar inglês de verdade envolve prática.

Quando você fica assistindo aulas desorganizadas e sem orientação para prática na internet, você só enche sua mente de coisas que nunca vai conseguir lembrar.

Por isso vem aquela sensação de que você estuda, estuda, mas nunca sai do lugar, sabe?

A única maneira de solucionar isso é com a aprendizagem ativa. Ou seja, você deixa de ser apenas um expectador para se tornar uma pessoa ativa no aprendizado.

Mas infelizmente você não vai encontrar essa orientação na maioria das aulas que estão no Youtube ou no Instagram.

As redes sociais servem pra você usar como uma forma de revisão, mas jamais como um método de aprendizado.

Como eu disse antes, o conteúdo espalhado na internet é desordenado e pode gerar mais confusão do que solução.

Então é muito importante desenvolver um método de prática para que você possa evoluir. Foi exatamente isso que eu fiz.

Eu organizei o conteúdo que eu precisava aprender e criei um cronograma de prática para cada lição que eu estudava.

Mas além disso, você também precisa de uma coisa muito importante que é o nosso próximo segredo.

Segredo 3 – Revisão Contínua

Aqui está um dos maiores segredos do meu método para aprender inglês de forma acelerada. Estou falando da Revisão Contínua.

Se você usar isso nos seus estudos, muito rapidamente vai perceber que as palavras e frases parecem grudar na sua memória como nunca antes.

Muita gente acha que para aprender inglês o segredo é estudar mais e mais horas. Só que a verdade é que você precisa fazer completamente o contrário.

Ao invés de consumir muito conteúdo e não revisar nada, você deve dar muito mais importância para a revisão.

Ou seja, é muito provável que você tenha que diminuir o seu tempo de estudos ao invés de querer aumentar para chegar a fluência. Vou te explicar o porquê.

Uma única aula que você assiste já te dá material de prática e revisão por horas. Então ficar consumindo qualquer coisa além disso é perda de tempo. É o caminho para frustração.

A nossa mente tem uma capacidade limitada para guardar coisas na memória. Por isso, quanto mais coisa você joga para dentro dela sem revisar, mais rápido você esquece.

Para resolver isso, você precisa ter um 
cronograma organizado de revisão.

Você concorda que é muito mais fácil lembrar uma música que a gente ouve várias vezes do que recordar de uma música que escutamos só uma única vez?

É claro que a música que você ouve diversas vezes será muito mais fácil de lembrar, é ou não?

Com o inglês não vai ser diferente. Parece algo simples, não é? Mas quase ninguém faz isso. As pessoas preferem ficar assistindo dezenas de aulas diferentes na internet sem repetir ou revisar nada.

O resultado é sempre o mesmo: “Eu estudo muito, mas não vejo evolução!”.

Então lembre-se, mantenha um cronograma de revisão bem elaborado. Sem a revisão continua você estará prejudicando seu aprendizado.

Eu me recordo como se fosse hoje, todo o sofrimento que eu tinha tentando lembrar os longos textos que eu estudava em inglês.

Por mais que eu entendesse quase tudo que eu lia, chegava na hora de falar não saía nada da minha boca. Eu achava que minha memória era fraca.

Na verdade, toda aquela frustração era só falta de revisão.

Então my friend, se você sofre com os famosos brancos na hora de falar inglês, pode apostar que a sua memória não é fraca, você apenas está revisando pouco.

Agora eu quero te perguntar uma coisa: Você lembra quais são os três segredos que vimos até aqui?

Não? Então vamos revisar antes que seja tarde demais pra lembrar. Assim você já começa a vivenciar os benefícios da Revisão Contínua.
São eles …

Mas e o segredo número 4?

Bom, esse é o segredo mais importante de todos e ele demanda uma explicação um pouco mais longa que os demais.

Mas eu posso te garantir que, sem ele nada do que você viu até aqui vai funcionar. O nosso quarto segredo é a “cereja do bolo“.

Por isso, eu preparei uma lição exclusiva para te falar sobre ele que eu vou te mandar na próxima sexta-feira.

Enquanto esse dia não chega, me conta aqui nos comentários o que você está achando do conteúdo que estou compartilhando com você até agora.

Aproveita e manda o link destas lições para seus amigos que também estão tentando aprender inglês, eu tenho certeza que eles também vão adorar descobrir esses segredos.